01 agosto, 2006

Floribala, Floribela e Floribola

A nossa querida televisão é um espectáculo. A RTP desfaz-se em tiroteios. É filmes de cowbois com a aquela sinistra figura do regime McCartista da época da caça às bruxas nos EUA, John Wayne. É filmes de predadores e exterminadores protagonizados pelo governador da Califórnia. Filmes cuja linguagem é a da bala. É caso para dizer se a SIC tem a Floribela, a RTP tem a Floribala.

A SIC, andava precisadinha de se colar à TVI em matéria de audiências em horário nobre. Vai daí, inventou uma macaquinha eléctrica de nome Floribela, que é a principal personagem de uma telenovela para cachopos, que vai dos zero anos até quem goste. E não é que a macaquinha já está a dar resultado em termos de audiência? Não é por acaso que a pianista Maria João Pires diz que a criançada tem uma cultura muito elevada, por só saber falar da Floribela. É caso para dizer: se a RTP tem a Floribala, a SIC tem a Floribela.

A TVI, essa televisão anda toda regalada com o primeiro lugar nas audiências. Os seus “Morangos com Açúcar”, estão a adocicar os cofres do José Eduardo Moniz. Como se não bastasse, ei-la cheia de futebol. Ultimamente até jogos treino transmite directamente. E depois vem aí a Super Liga com jogos todas as semanas e comentários a toda a hora. É caso para dizer: Se a RTP tem a Floribala e a SIC tem a Floribela, a TVI tem a Floribola.

eXTReMe Tracker