02 agosto, 2006

O assalto à Câmara Municipal de Penafiel

Hoje dei uma espreitadela ao blogue do Dr. Nelson Correia. De entre os seus artigos mais recentes, notei um em que manifestava a sua admiração pelo silêncio da imprensa local em relação ao recente assalto à Câmara Municipal de Penafiel, perpetrado um destes dias.

De facto os jornais locais não fizeram grande alarido sobre o assunto. O “Notícias de Penafiel” falou (a partir de informação minha) no assunto muito resumidamente. O jornal “O Penafidelense” simplesmente ignorou, tal como o “Jornal 3 de Março”.

O que é que me cabe a mim dizer sobre o assunto? De facto desvalorizei o incidente, e faço aqui “mea culpa”.
Agora acredite, Dr. Nelson Correia, eu não falei no assunto, não porque tivesse receio de o fazer, não porque tivesse receio de entrar em rota de colisão com o executivo. Normalmente eu ando em rota de colisão com o mundo que me cerca, por isso...

De facto este problema passou-me ao lado, porque achei que não era muito importante, até tendo em conta o que me foi dito logo no dia seguinte: “isto está em fase de estudo e averiguações com os peritos, e em breve sairá uma nota final a informar o que se passou de facto”.
Mais tarde vim a saber que realmente o assalto à Câmara, teve consequências bem mais graves que aqueles que circularam um pouco pela comunicação social, que até levam a que se coloquem alguns pontos de interrogação.

Agora eu acredito que para o Sr. Dr. Nelson Correia, o assalto à nossa Câmara seja muito importante. É muito importante, porque olha para o incidente numa perspectiva política e (ainda pior) partidária. E todos nós sabemos como isto é. Tirar dividendos políticos é o fundo deste cenário.

Ó Dr. Nelson Correia, com que então “ longe vai o tempo em que a nossa imprensa local acompanhava a vida da autarquia e da comunidade”.
Só se for muito longe, porque desde que me lembro, os jornais de Penafiel eram uma pasmaceira de fazer sono.

eXTReMe Tracker