12 janeiro, 2007

DINHEIRO PARA O FUTEBOL

NÃO FALTA DINHEIRO... PARA O FUTEBOL

Mais 40 mil contos para o futebol. Mais duzentos mil euros para o maior embaixador do nosso concelho: o FC de Penafiel.
Esta verba, atribuída através de contrato de publicidade, foi aprovada pela Câmara Municipal de Penafiel, na sua última reunião.

Quem assim dá dinheiro para a bola é porque tem os cofres cheios, não tem problemas de nota, e por isso não tem que se lamentar por exemplo, de ter ficado de fora do famigerado Programa Líder.

Esta época já foram 100 mil contos para a bola, contando os 60 mil que foram para o futebol juvenil. O regagbofe, a festa e o forobodó continuam.

Olhe Sr. Presidente da Câmara, Dr. Alberto Santos, por muito, muito, muito menos o Jornal 3 de Março foi ao ar e se calhar praticava um serviço público penafidelense, bem melhor que o FC de Penafiel. Com aquela nota toda, durante mais uma dúzia de anos o jornal continuaria a pôr os penafidelenses a falar, a dizer de sua justiça sobre a sua terra, para o bem ou para o mal.

Ainda quero saber se o PS votou a favor de semelhante proposta. Mas se assim aconteceu... ó Srs. Vereadores Nelson Correia, Nuno Peixoto e António França, eu não quero acreditar. Eu acho que ser de esquerda, é... se não sabem, deviam saber. Se votaram contra, desde já os meus aplausos.

Não entendo como se pode deitar fora tanto dinheiro, quando a empresa municipal “Penafiel Verde” pretende poupar uns cobres na facturação de dois em dois meses. Não entendo como pode esbanjar tanto dinheiro, quando a nossa Câmara contrai sucessivos empréstimos bancários. Não entendo como se pode dar tanto dinheiro de borla, a uns não sei quem, nem quantos, quando os penafidelenses têm a sua casa praticamente municipalizada, como muito bem disse o Dr. Sousa Pinto numa reunião da assembleia municipal, tantos são os impostos camarários.

Dar dinheiro ao futebol, é financiar “mancos”. É financiar uns quantos futebolistas que já têm um ordenado muito acima da média. Se calhar alguns ganham mais que Cavaco Silva ou José Sócrates.
Dar dinheiro ao futebol em nada contribui para o desenvolvimento da nossa terra. Dar dinheiro ao futebol é um mero contributo para a aculturação das nossa gentes. Felizmente que os estádios de futebol estão cada vez a ficar mais vazios.


Termino com uma simples quadra alusiva ao assunto:

Penafiel tem mais encanto
não quando se põe o sol.
Só abre a boca de espanto
à hora do futebol!

eXTReMe Tracker