20 novembro, 2006

jornal 3 de Março - Opinião

PRÉMIOS LITERÁRIOS
E o concurso de Quadras de S. Martinho

Espero que este pequeno texto seja lido por muita gente, (porque isto diz respeito a toda a comunidade e não apenas a quem está relacionado com prémios literários), mas particularmente por duas pessoas: o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Alberto Santos e o chefe de redacção do jornal “Forum”, o jornalista Tito Couto.

Isto para dizer o seguinte: Um dia destes (04/11/06) o “Notícias” do Porto, nas suas páginas dedicadas à cultura dizia em título isto assim: “Escritor José Luís Peixoto dá nome a prémio”.
Mais adiante podia ler-se: “O escritor José Luís Peixoto vai ter um prémio literário com o seu nome, instituído pelo município de Ponte de Sor, (...) com o objectivo de homenagear o autor natural do concelho...”.

Depois de ter lido esta pequena peça jornalística, eu disse logo de mim para mim: “tal qual como o município de Penafiel, que homenageou um autor de... Paredes”.

Eu não vou voltar a um assunto destes. Não gosto de lembrar pecados velhos, e depois já muito se disse sobre esta tamanha injustiça praticada pela Câmara Municipal de Penafiel, tendo em conta os autores penafidelenses.

Como se sabe eu aludi o nome daquelas duas pessoas, porque foram as principais entidades envolvidas na instituição do prémio de poesia Daniel Faria.

Nota:
Porque razão o Sr. Vereador da Cultura do executivo camarário, não esteve presente na cerimónia da entrega dos prémios referentes ao Concurso de Quadras de S. Martinho do jornal “Notícias de Penafiel” Não tinha nada a ver com cultura? Era um evento sem importância?

eXTReMe Tracker