24 novembro, 2006

JORNAL 3 DE MARÇO - Opinião

OS TESTES NUCLEARES DA COREIA DO NORTE
E a Baixa Penafidelina


Fez-se um grande alarido por a Coreia do Norte, do grande democrata Kim Jung Il, filho do “querido líder” Kim Il Sung, ter efectuado recentemente uns testes nucleares numa zona árida, onde só há sol, pedras, pedregulhos e areia. Acho que semelhante zum-zum deveria ter sido feito, não pelo acto em si, mas pelo local onde foram realizados os testes.

Penso que foi muito trabalho deitado fora. Sim, porque, construir uma bomba nuclear deve dar uma trabalheira do caraças. Tanto tempo, energia e dinheiro gastos para depois ir tudo pró maneta, numa zona simplesmente desértica. Não valeu a pena o sacrifício, tal foi o desperdício. Deve ser frustrante ver que o trabalhão que tiveram, não serviu para deitar abaixo coisa alguma. Nem que fosse uma barraquita como aquela “tasca” que aqui em Penafiel e pelo S.Martinho ficou instalada no espaço do nosso antigo Cinema.

Acho que nós penafidelenses, deveríamos ir ter com os norte-coreanos e dizer-lhes para não desperdiçarem o seu desenvolvimento e consequente rebentamento nuclear em coisa nenhuma. Vamos convidá-los a sobrevoarem a cidade de Penafiel, porque aqui nesta terra há algumas coisas a merecerem uns ensaiozitos atómicos. Ó se há.

Porque não umas bombitas nos graníticos Largo da Ajuda, rua Alfredo Pereira e rua Joaquim Cotta, a mostrarem a falta de bom senso e bom gosto que por aqui campeiam, desde há uns tempos a esta parte? Mas atenção, que os danos colaterais destes testes sejam projectados, para algumas obras de arte penafidelense, como são os casos por exemplo, o novo parque de estacionamento no local do antigo Cine-Teatro S. Martinho e aquela jóia rara (pormenor surrealista) que é o suporte da esplanada (dentro de água) do Bar do Lago. (Parece que ninguém quer ver esta merda, f...).

Mas há mais locais onde o filho daquele paladino da liberdade, Kim Il Sung, podia largar mais umas bombocas. A saber: os passeios da nossa Baixa Penafidelina, desde o Café Bar até à Nova Doce. E as zonas graniticamente lindas com aquelas que vão desde a Assembleia Penafidelense, passando pela zona da antiga Praça do Mercado, agora com um muro de cada lado, (Ó Deus, será assim que se preserva o nosso património cultural), até ao Café Capri.

São de facto passeios e arranjos urbanísticos lindos, lindos, lindos, lindos, lindos, lindos. Mas mesmo lindos. Até cansa de tão lindos.

Acho que o Kim Jung-Il anda distraído de todo. Deve andar muito ocupado com a liberdade, com a democracia e com os direitos humanos que se praticam no seu país, para ignorar que em Penafiel, há locais a merecer uns testezitos nucleares.

Tendo em conta o resultado final que se vislumbra nestas mudanças urbanísticas que aqui vão acontecendo, isto só à bomba.

Lembra-te de nós, ó Kim!

Nota: Este texto foi construído tendo por base um outro que veio publicado numa revista de fim de semana, e que eu particularmente achei muita piada.

eXTReMe Tracker