10 outubro, 2006

JORNAL 3 DE MARÇO - Informação

O JORNAL 3 DE MARÇO
TERMINOU AS SUAS PUBLICAÇÕES

Não será uma surpresa total. Quem está dentro dos meandros da imprensa regional/local, sabe das dificuldades existentes para um periódico se manter vivo. Muito mais quando se trata de um projecto pessoal.

Um projecto com estas características, vê redobradas as dificuldades em manter uma periodicidade jornalística, semanal, quinzenal e até mensal, tendo em conta um conjunto de factores que não é dos mais favoráveis.

Este jornal viveu sempre com grandes dificuldades. Fez muitos sacrifícios para adiar este virar de página. Mas para quem paga na hora certa, como era o seu caso, e recebe (às vezes nem isso) quando calha e apetece de alguns, o resultado só pode ser um grande ponto de interrogação, um avolumar de contrariedades e uma janela a fechar-se lentamente lá no fundo da rua.

Mas não é só um problema financeiro, que está na origem deste virar de página. Há vários items importantes a ter em conta que estão ali mesmo na soleira da porta.

Ao longo destes poucos anos, o Jornal 3 de Março pode agitar uma bela bandeira: manteve sempre uma linha editorial honesta. (Des)agradar a tudo e a todos foi sempre o ponto de honra da sua direcção. Mas sempre com Penafiel e os penafidelenses como emblema na lapela de um casaco com 38 freguesias.

Foi sempre em prol do desenvolvimento desta terra, que com granito a mais e calçada à portuguesa a menos (?), com o dia 3 de Março a ser ou não o feriado municipal, que este jornal gostou de “bater”, de dizer mal e bem, de questionar este ou aquele executivo camarário, este ou aquele partido da oposição, este ou aquele agente político.

Foi sempre em prol da qualidade de vida de quem cá mora, que este jornal procurou (in)formar, colidindo muitas vezes com o politicamente correcto, procurando ir ao encontro de uma eventual prestação de serviço público aos penafidelenses. Ou não fosse Penafiel “a terra mais linda do mundo” como dizia e bem, Justino do Fundo.

Sem ter morrido, o “Jornal 3 de Março” retira-se do meio jornalístico penafidelense com um sorriso nos lábios, quase com quem diz: “Valeu a pena”.

Sim, porque o “Jornal 3 de Março” não morreu. Apenas desaparece em suporte de papel. Este jornal vai manter algum do seu conteúdo, para já através de um bloguer com opiniões, notícias e curiosidades em redor da nossa terra. Posteriormente poderá chegar aos penafidelenses em suporte digital.


A todos os que apoiaram este jornal, um profundo agradecimento.

eXTReMe Tracker