24 janeiro, 2007

NOTAS À SOLTA EM PENAFIEL

O PARQUE DE ESTACIONAMENTO

Devo dizer que não gosto de pintura surrealista. Não gosto de Salvador Dali. Os meus gostos andam por outro lado. Mas engraçado, a pintura impressionista que é a que eu mais admiro, para vê-la terei de ir por exemplo ao Museu D´ Orsay, em Paris, e a corrente pictórica surrealista, aparece-me frequentemente à frente dos meus olhos aqui mesmo em Penafiel.
Querem ver um quadro surreal? Então vão até ao local onde funcionou o cinema Cine Teatro S. Martinho. Está lá há algum tempo três mamarrachinhos coloridos a embelezar aquela exposição de carros de carácter permanente, sem encerramento à vista.
Foi nisto que se transformou o antigo cinema. Um parque de estacionamento com três pontos de deposição de lixo. Tudo isto bem no centro da cidade.
Ó Dr. Antonino de Sousa, digníssimo vereador do Ambiente, aquilo é de bradar aos céus. Aquele espaço sem os tais contentores já era deplorável, agora com eles... é verde... escarro na parede.


A SUJIDADE À VOLTA DA CÂMARA


Outra nota. Esta já tem barbas. Barbas bem maiores do que as do Dr. José Pinto da Costa. Esta tem a ver com a sujidade em volta do edifício da Câmara Municipal de Penafiel. Tudo sujo. Não entendo porque razão ninguém vê aquilo. O lado direito de quem entra no edifício é uma calamidade. As senhoras da limpeza por falta de olhinhos e de brio profissional, só limpam a ponta do nariz, que o mesmo é dizer, só limpam as duas ou três escadas. O resto fica a acumular-se pelo tempo fora. Uma vergonha à volta da Câmara. Eu pelo menos tenho vergonha. Dá vontade de pegar numa mangueira e fazer eu próprio uma barrela àquilo e chamar depois quem de direito e dizer-lhe que as coisas menos estruturantes, também são gente.
Sr. Dr. Antonino de Sousa, devo dizer que a nossa cidade anda a atravessar uma crise de limpeza. Nunca a vi tão suja.
Isto é verdade, não é publicidade...

eXTReMe Tracker