02 julho, 2007

FALAR PENAFIDELENSE

CÂMARA MUNICIPAL DE PENAFIEL
Às vezes é muito bonita

Não estou a falar do seu aspecto físico. Já sabemos que é um edifício muito bonito, aquele que foi construído entre o antigo Largo das Chãs e a antiquíssima Praça do Peixe, em finais de século XVIII. Sou suspeito para o afirmar, mas é assim. Eu quero é falar de outra coisa, que acho que também foi bastante bonita, relacionada com a nossa autarquia. Desde já os meus parabéns ao Sr. presidente, Dr. Alberto Santos.

Então foi assim: Um dia da semana passada, fui “alertado” televisivamente, pelo Compadre Vicêncio, para um estudo que veio publicado do Diário de Notícias (DN), sobre as Câmaras do nosso país.
Ora o Compadre Vicêncio é um personagem alentejano, interpretado pelo actor Guilherme Leite. Por volta das 12 horas, costuma ir ao programa “Praça da Alegria”, comentar, para o bem e para o mal, o que de mais importante vai saindo nos jornais do próprio dia.
E o compadre, um dia destes veio muito indignado com o estado financeiro a que chegaram muitas das nossas autarquias.

Esse estudo, que, para além de referir que 74% das câmaras portuguesas, não conseguiam pagar as dívidas, trazia também umas listas com os nomes de uns tantos municípios.
E o nosso compadre, visivelmente incomodado, pôs-se a ler o nome de umas quantas câmaras que, por exemplo, mais deviam e que mais demoravam a pagar. Fiquei satisfeito pelo facto do compadre não ter referido a câmara de Penafiel.

Entretanto, para melhor e mais saber, comprei o DN. Estava confirmado. Penafiel não vinha no retrato negativo do tal estudo divulgado pelo Anuário Financeiro dos Municípios. Penafiel não constava de facto da lista negra.
Claro que o estudo mostra números impressionantes. A Câmara Municipal de Lisboa deve quase mil milhões de euros e a de Gaia, já vai nos 231 milhões. Eu não sei o que esta malta faz ao dinheiro. Claro: assessores, gestores, directores, adjuntos e por aí fora. É o rega bofe. É o forrobodó total.
O compadre Vicêncio, assinalou e aplaudiu o facto de as câmaras do interior do país, tirando a de Covilhã, não figurarem no rol das mais endividadas. Dá que pensar.

Mas o que me interessou mais, foi saber que Penafiel tem uma câmara não muito endividada. Gostei de saber. Por isso, a Câmara Municipal de Penafiel, às vezes é bonita.

Ora tendo em conta, que a autarquia penafidelense, não está demasiado endividada, lanço daqui um lamiré ao Sr. presidente da Câmara, Dr. Alberto Santos. Como o Sr. presidente disse há tempos que não tinha dinheiro para construir o auditório no futuro Museu Municipal, contraia um empréstimo junto de uma entidade bancária, para o fazer. Se calhar até margem de manobra para tal. Olhe que os penafidelenes agradecem... e eu também.
Nunca se esqueça, Dr. Alberto Santos, que a nossa Câmara já contraiu um empréstimo bancário de uma nota valente, para obras no campo de futebol, que é muito menos importante que um Museu Municipal.

eXTReMe Tracker