02 novembro, 2008

ARRANJOS URBANÍSTICOS EM PENAFIEL


OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO
EM PENAFIEL

Chegou-me às mãos com um mês de atraso (30 de Setembro) o Jornal de Penafiel, que trazia uma entrevista com o vereador do urbanismo, Adolfo Amílcar. Fiquei a saber que o executivo camarário vai fazer obras de requalificação na cidade.

Eu até dei um salto na cadeira quando li: “entre os projectos destacam-se os arranjos na rua principal, junto ao edifício da autarquia, alargamento dos passeios, requalificação da zona em frente à câmara.”.

Sr. Adolfo Amílcar, eu tenho um medo que me pélo dos arranjos urbanísticos que esta câmara tem levado a cabo aqui na cidade.
Desta vez o que será que se vai destruir? Será isto? Será aquilo? Eu não sei e tenho um medo do caraças de saber.

Esta história já tem barbas. É recorrente. Estamos sempre a falar nisto. Mas tendo em conta o lindo serviço que fizeram nos passeios, que vão do café Bar, até ao café à Nova Doce, boa coisa não será com certeza.

Eu já disse milhares de vezes em relação aos passeios: aquilo é nada. É zero. Aquilo está feio. Está horrível. Tenho pena da falta de visão que houve naquela obra. Uma zona de granito, não justifica o que se fez. Pobres os que arquitectaram aquele trabalho.

Por isso, Sr. Adolfo Amílcar, “não entendi” quando disse na entrevista: “Tenho a sensação que tem havido mais cuidado no planeamento e preservação do que há de bom na cidade, nomeadamente no centro histórico que temos, que é muito importante para Penafiel”.

Toda a gente sabe que o Sr. é de Mirandela, e que não tem nenhum amor a esta terra. Porque se o Sr. fosse de cá natural, não subscreveria o que está feito no centro da cidade, desde o café Centopeia ao Café Bar, (obra de Agostinho Gonçalves) e deste café até, como se disse atrás, à Nova Doce.

Sr. Adolfo Amílcar, tenha uma certeza. Eu não sou contra as mudanças. Muito pelo contrário. Eu próprio depois de casar já mudei de casa quatro vezes. A próxima será a da Quinta das Tabuletas lá em baixo, na Saudade.
Sou muito progressista. Nada conservador. Sou de esquerda. Nos Estados Unidos não votaria no candidato de Nuno Melo do CDS. Eu sou a favor de boas lufadas de ar fresco.

Em texto escrito há dias, eu frisei alguns arranjos urbanísticos que aplaudi, realizados no tempo dos cinzentos vinte anos do PS local. Só que os ventos de mudança “Sentir Penafiel”, quando sopram, não vêm de feição. Arrasam tudo. Destroem tudo.
Isto faz-me lembrar o Siza Vieira.

A propósito de Siza Vieira, não resisto em contar o que eu li numa revista há tempos (um ano, talvez): “Visite Vidago antes de Siza Vieira”. Ora projectando esta estória para Penafiel, podia-se criar um logótipo com a seguinte mensagem: “não visitou a cidade de Penafiel antes de Alberto Santos, visitasse”.

Devo recordar uma frase lapidar de um ex- autarca de Penafiel: “um político eleito, de estragar, não tem o direito”.

Por amor de deus, deixem esta cidade em paz. Vão para Novelas fazer estádios de futebol, Shoppings, edifícios “marcantes”. Vão para Milhundos fazer Bracalândias. Mas deixem a cidade em paz.

Sr. Adolfo Amílcar, e para terminar. Será se calhar cedo para me pronunciar sobre a obra do antigo Magistério, mas pelo que já está feito, aquilo pelo excesso em altura vai ficar uma desgraça. Vai ficar pior, que o que estava. É só espreitar dali do café Alvorada, da Praça Municipal. É uma paisagem “lindíssima”. Vamos aguardar pelo fim da obra e depois vamos comparar com os tempos antigos...
Como se percebe, a foto que acompanha este texto é de autoria de Antony

eXTReMe Tracker