10 julho, 2007

O CIRCUITO DA BOAVISTA
OS BETINHOS DE ÓCULOS ESCUROS
E UMA CERTA FORMA DE POLUIR (II)

Foi vê-los, os betinhos, no Circuito da Boavista, os aficionados das velocidades, e dos motores, de óculos escuros, fazendo parte daquela massa ululante a vibrar com as chiquelinas, com o “dá-lhe gás” deste ou daquele condutor mais afoito ao volante de um aparelho mortífero, poluidor de quatro rodas. Sim porque um automóvel por vezes (muitas vezes) é uma arma de destruição maciça. Mata em várias dimensões. E quando isso acontece desportivamente, ou turisticamente é muito mais grave. Quer dizer mata-se por desporto.

E os betinhos estavam de óculos escuros porquê? Para se protegerem dos raios ultravioletas. E os raios ultravioletas estão cada vez mais activos porquê? Porque será? Não será porque se polui demasiado a atmosfera? Não será também por causa destes “desportos” motorizados, que andamos a fugir do sol e a colocar os protectores óculos escuros?

Quer dizer, esta tropa anda a desgraçar o ar com a mania dos carros, das velocidades, ou seja a liquidar a camada de ozono, e depois vão a correr ao oculista: “arranje-me uns óculos escuros, porque senão nunca mais consigo ler “O ensaio sobre a cegueira”, do Saramago.

(Continua)

eXTReMe Tracker