OS GULAGS DE BUSH
Um dia destes, G.W. Bush, apareceu na televisão com aquela cara carregada de iliteracia, que todos bem conhecem, para falar do “gulag tropical” que, segundo ele, existe em Cuba, não deixando de aconselhar outros países a alinharem com ele no embargo económico àquele país.
Mais uma vez o ameri(cano de esgoto) veio falar da falta de liberdade e de democracia, chegando mesmo a aludir para a existência de um gulag na ilha de Fidel. A tal ilha pela qual tanta gente se baba, quando pensa em férias, apesar de não haver eleições livres. Como se o facto de não haver eleições livres fosse sinónimo de ditadura.
Eu conheço muitas sociedades que vão às urnas mais que uma vez num ano, e os atentados à democracia e a liberdade são constantes. Aqui em Portugal por exemplo, nós somos um país livre e democrático? Se somos livres e democráticos como se explica a existência os 2 milhões de pobres? Isto é democracia? Cidadãos (políticos, magistrados e outros funcionários públicos, como médicos e professores) com várias e faustosas pensões e outros portugueses que se limitam a sobreviver com uns patacos de reforma. Juizes que têm subsídio de habitação no valor de 750 euros por mês, quer tenham casa própria ou não, enquanto muita gente se escandaliza com o rendimento mínimo, que é atribuído a muitos dos tais 2 milhões de pobres? Isto é democracia? Eu sei que toda a gente sabe disto, mas de vez em quando é preciso lembrar. Numa sociedade livre e democrática estes disparates não têm cabimento.
Há quem diga que mais vale uma má democracia, que uma boa ditadura. Treta. É tudo treta. E quem fala assim, decerto que fala de cima da burra, decerto que fala de barriga cheia. Que adianta a um cidadão poder ter o direito de votar, e exercer em pleno o estatuto da liberdade que a constituição lhe confere, como poder dizer por exemplo, que o Sócrates é arrogante, que governa mal, se não tem trabalho, não tem dinheiro e muito menos futuro? Isto é democracia, isto é liberdade?
Quem me dera a mim, viver numa “ditadura” onde houvesse mais trabalho e menos telemóveis, onde haja menos ifones a mais criação de riqueza. Quando falo de riqueza, é riqueza a partir de todos com destino a todos.
Eu sei que não haverá sociedades destas. Mas também sei que o caminho político-social que as coisas estão a tomar neste país, nunca na vida podemos aspirar a que se governe num único sentido, que é o elemento humano.
Esta história das democracias e das ditaduras depende muito do poder económico de cada um, quer seja em Portugal, quer seja no Japão ou nos Estados Unidos. A democracia e a liberdade são muito bonitas, mas é no papel, porque na prática, já sabemos do que a casa gasta.
Por isso não venha esse republi (cano de esgoto) e psicopata Bush dar lições de democracia e liberdade e muito menos falar de gulags, a quem quer que seja. Os americanos não são os mais indicados a falar disso. Ou será que o Katrina aconteceu em Cuba? E os incêndios californianos queimaram vidas cubanas? Os Columbines aconteceram nas escolas do país de Fidel? Teria sido Fidel que foi por aí abaixo à procura das especiarias petrolíferas, matando, pilhando, semeando o terror a torto e a direito? Foi Fidel que aderiu à cimeira de guerra dos Açores, jurando de pés juntos que havia armas químicas no Iraque. E depois constatou-se que afinal as armas de destruição maciça, estavam na p...
Isto da democracia e liberdade é muito bonita, quando ela nos é proporcionada por pessoas bonitas e inteligentes, e não por cidadãos, como eu conheço alguns, que só pensam em eleições e nunca, mas mesmo nunca, nas próximas gerações. Esses, não têm um ego muito grande, têm é um umbigo enorme, bem no centro do seu mundo que é a sua própria barriga.
Por isso, indivíduos como o Bush vão dar lições de democracia e liberdade ao c... e é tratá-los bem.
Uma nota final, porque já me esquecia de referir. Onde foram recentemente umas dezenas de cidadãos algarvios tratar das cataratas? Pois é, foram a Cuba. Porque seria? Depois Cuba é uma ditadura e Portugal é uma democracia. Espectáculo!
Por isso, indivíduos como o Bush vão dar lições de democracia e liberdade ao c... e é tratá-los bem.
Uma nota final, porque já me esquecia de referir. Onde foram recentemente umas dezenas de cidadãos algarvios tratar das cataratas? Pois é, foram a Cuba. Porque seria? Depois Cuba é uma ditadura e Portugal é uma democracia. Espectáculo!
1 Comments:
então vai para lá viver... tens é que ficar caladinho e meter estes textinhos no c*
Enviar um comentário
<< Home