25 outubro, 2007

PENAFIEL A CRESCER

PENAFIEL STÁDIUM CENTER

Nome muito giro. Até parece que estamos nos States. Parece que não, mas um nome assim tão atraente, até chama muito mais gente.
Já estou habituado a este tipo de tratamento que se dão a coisas que são portuguesas. Querem mais alguns exemplos? Aqui vão. Como se chama a primeira divisão de futebol? Liga Bwin com. E a taça da liga? Carlsberg Cup. E o estádio do Braga, aquela maravilha arquitectónica? Axa. Querem melhor?

Ora bem, do que pretendo falar de facto (e agora é a sério), é da mudança do Estádio Municipal de Leiras, (vulgo Estádio 25 de Abril), para a freguesia de Novelas, que vai fazer parte de um complexo comercial e habitacional no valor de 100 milhões de euros (20 milhões de contos em moeda actual). A licença comercial, já foi aprovada e segundo o JN, este empreendimento arranca não tarda nada.

À primeira vista, eu estou totalmente de acordo. Futebol mais longe de mim, eu agradeço. A minha zona de habitação vai ficar muito mais sossegada, volto a agradecer. Uma zona comercial e habitacional fora da cidade, acho muito bem. E perto da linha do comboio, não podia ser melhor.

Eu acho que este projecto pode beneficiar Penafiel, porque vai alargar o seu tecido urbano, e isso é o que se pretende há muitos anos. Pode ser o princípio do fim da estafada e chata comó caraças frase “cidade de risca ao meio”. Sinceramente eu estou do lado de quem se lembrou de uma coisa destas. Pelo menos para já.

Agora eu gostaria de saber, qual o papel da Câmara Municipal de Penafiel no meio de tudo isto. Se 60 milhões de euros se destinam à zona comercial e 40 milhões estão reservados para a construção do hotel, moradias e instalação de bombas de gasolina, onde está o dinheiro para a construção do estádio para o FC de Penafiel. Quem é que vai entrar pela madeira dentro em relação ao novo parque desportivo do nosso FCP.

Depois há outras questões que podem e devem ser levantadas: O que é que vai acontecer com o actual “25 de Abril”? Vai ou não ser demolido? E aquele espaço vai ser vendido para dar lugar a mais um empreendimento imobiliário? Ou será que o velho estádio vai direitinho para a Federação de Futebol Amador? Não nos esqueçamos que a Câmara Municipal, na pessoa do Sr. presidente Alberto Santos, numa gala do futebol amador em 9 de Julho de 2005, prometeu um campo de futebol ao presidente daquela federação, Sr. Abílio Garcia.

Mas a grande vantagem que eu vejo na execução deste projecto (não sei se terá alguma ligação) é o facto de contribuir para a suspensão do Anégia-Shopping em Guilhufe. Aqui está de facto a grande virtude do Penafiel Stadium Center. Nem a capela da Lagarteira vai dar uma volta, nem vamos assistir àquela aberração junto ao Hospital Vale do Sousa. Até o Padre Américo ficou contente.

Uma nota final para dizer que acho um tanto ridículo, vir este grandioso projecto no jornal, dando particular destaque aos 1200 empregos que vão ser criados. Já aquando da novidade da Bracalândia aconteceu o mesmo. Grandes parangonas para os 135 postos de trabalho no Parque Temático. Não é necessário recorrer a isto. Parece uma estratégia para legitimar estas medidas. Não há necessidade.
Mas pronto, venha de lá esse Penafiel Stadium Center que eu vou gostar de gente passar.

eXTReMe Tracker