TOPONÍMIA PENAFIDELENSE
AS RUAS DOS IRMÃOS BRANDÃO
No passado sábado, dia 8 de Setembro, foram descerradas duas placas toponímicas com o nome de dois ilustres penafidelenses: Dr. Francisco Brandão e seu irmão Dr. José da Paz. Quanto ao facto de lhes ser atribuídas duas ruas em Penafiel, nada contra, tudo a favor. Quanto aos locais, acho que está correcto o local destinado ao Dr. Brandão, já o mesmo não se pode dizer quanto ao que foi destinado ao Dr. José da Paz, ali perto do Intermarché.
A rua Dr. José da Paz, devia ter outra visibilidade. Podia até ter ficado perto da do seu irmão. Para isso bastava uma pequena alteração numa das duas ruas (Palmeiras e Cedro) perto do tanque de Melres.
A placa toponímica do Dr. José da Paz, ficou junto a uma floresta de outras tabuletas de publicidade o que faz com que a deste penafidelense seja apenas mais uma.
Depois não houve o cuidado de se fazer uma limpeza, um arranjo naquele passeio que está uma desgraça.
O Dr. José da Paz não merecia este tratamento. Merecia outro cuidado, outro local, logo outra dignidade.
Também não havia necessidade de colocar nas placas o nome completo destes dois penafideelnses, concretamente a do Dr. Brandão, que parece que rebenta pelas costuras. Está ali uma fraca composição.
Já agora porque razão, a placa do Dr. José da Paz não teve direito ao Dr.? Logo a sua que até tinha mais espaço, até “respirava” melhor.
Termino com mais uma nota negativa. Como toda a gente viu, as placas com os nomes dos dois médicos penafidelenses estão mal escritas. Quem as fez, não sabe português. O til na palavra Brandão, não pode estar em cima das duas vogais AO. Como se sabe, o til é um sinal gráfico que serve para nasalar a vogal a que se sobrepõe. Penso que as placas devem ser corrigidas o quanto antes.
A jornada toponímica de sábado passado, dia 8 de Setembro, não correu bem. Foi um dia para esquecer.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home