03 setembro, 2007

FALAR PENAFIDELENSE

A ENTREVISTA DO SR. PRESIDENTE
DA JUNTA DE FREGUESIA DE PENAFIEL

Finalmente chegou-me às mãos o novo “Jornal de Penafiel”, a quem desejo um futuro risonho, largo e profundo.
Na sua primeira edição, vem uma entrevista com o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Penafiel, e é dela que eu quero falar um pouco.

Nessa entrevista, noto um presidente muito preocupado com duas matérias de peso: o saneamento e a educação. Comungo dessas preocupações. Carlos Leão terá todas as razões para reivindicar uma maior atenção pela parte da Câmara Municipal nesses sentidos.

Depois, o Sr. Presidente da Junta faz-nos saber que o Sr. Presidente da Câmara costuma dizer que quer um concelho a funcionar como uma orquestra e que “neste momento a Junta de Freguesia de Penafiel é a harpa, um instrumento grande, que está quase sempre lá ao fundo e que toca um acorde de quando em vez”.

Mais adiante, Carlos Leão diz que: “temos as piores escolas do concelho. O norte da cidade não tem saneamento. A própria zona do Cavalum tem saneamento mas está ligado a fossas sépticas. Há muito esgoto a céu aberto. Não podemos continuar com uma taxa de cobertura tão reduzida. A Vila Gualdina é uma malha urbana que não vê uma obra há vinte anos. Os passeios estão degradados, as ruas estão esburacadas, quando chove, as garagens ficam alagadas. O Bairro da Fonte da Cruz está a precisar de obras mais profundas. As pessoas começam a ficar saturadas de não verem qualquer evolução”.

Não sei se esta "fotografia" tão negra da nossa freguesia, tirada pelo Sr. Presidente, não será uma forma hábil de esvaziar qualquer reacção da oposição do PS de Penafiel. Mas se não for, eu pergunto: se a freguesia está neste estado, o que anda a fazer este executivo da Junta de Freguesia de Penafiel? Como é que ganhou as últimas eleições? Sim porque estes problemas não de agora, já têm algum tempo.

Por isso, eu acho que o Sr. Carlos Leão está muito bem (bem de mais) a tocar harpa numa orquestra que o Sr. Presidente da Câmara quer ver afinadinha. Na certeza porém, que neste andar, nunca chegará a ser solista num concerto por estas andanças.

eXTReMe Tracker