02 maio, 2008

O 25 DE ABRIL NA RTP








Já há muito tempo que a RTP não exercia semelhante serviço público. Foi no dia 25 de Abril à noite. Aquilo não foi música de Abril, Maio ou Junho. Aquelas 4 horas de espectáculo, foram um grande acontecimento cultural em língua portuguesa.

Ver e ouvir vozes daquele nível, não pode passar despercebido às sensibilidades deste país. Passou por lá nomes, como Pedro Barroso, José Jorge Letria, José Fanha, Luís Góis, Francisco Fanhais, Brigada Vítor Jara, Vitorino, Janita Salomé, Carlos Mendes, Fernando Tordo, Ary dos Santos, José Mário Branco e vozes que não estiveram presentes, como Sérgio Godinho, José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Paulo de Carvalho, Carlos do Carmo, Fausto e tantos nomes da poesia portuguesa.
Quando vi o Francisco Fanhais, lembrei-me dele em Viana do Castelo ao vivo com outros cantores, não de Abril, nem de Maio ou Junho, mas cantores de qualidade e de cantigas de todos os tempos. Lembrei-me do Fanhais, quando entre duas canções, fez uma pergunta à multidão presente, isto em salvo erro em 1986, numa homenagem a José Afonso: "Sabem porque é que este governo não fica na história? Porque este governo é um monte de m..., e os montes não vêm na história, vêm na geografia". Foi o delírio no pavilhão Monserrate, em Viana do Castelo.

O que aconteceu no dia 25 de Abril à noite que durou até às tantas, foi de facto muito bonito. A RTP está portanto de parabéns. Só é pena que coisa destas só aconteçam de cem em cem anos.

eXTReMe Tracker