17 agosto, 2006

Caça à multa

Este (não) singular episódio aconteceu há poucos dias. Eu vi. Eu vi a nossa querida GNR, a nossa omnipresente, a nossa maior e melhor força de segurança a cumprir a lei.

A história é esta: Um amigo meu saiu de minha casa e entrou no seu carro. Andou dez metros e foi obrigado a parar por duas razões: a primeira era o facto de estar ali um sinal de STOP. A segunda razão foi a presença de uma brigada da GNR que o mandou parar.

Parou e logo a GNR o multou. A razão da multa foi que o meu amigo não tinha colocado o cinto de segurança quando entrou no seu veículo para fazer o trajecto de aproximadamente dez metros. Foram dez metros de zelo pela segurança do meu amigo.

Acho um piadão ver a GNR preocupada com a nossa saúde. É que ela não quer que a gente bata com a cabeça no pára-brisa. Ela não quer que a gente se magoe. Preocupadíssima com nós. Preocupadíssima com vós. Preocupadíssima com todos. Ela zela pela saúde e segurança de todos os portugueses.

Isto é tudo uma fantochada. Um dia destes ainda vai ser proibido conduzir sem óculos de protecção, ou sem capacete, ou sem gravata, ou despenteado, ou sem baton, ou sem meias, ou sem preservativos. Um dia destes não vão faltar pretextos para que a nossa querida GNR possa multar o cidadão, mesmo que este só tenha conduzido num trajecto de dez metros.

Num país em que a insegurança avança, a GNR recua, não anda na rua, a não ser para a caça à multa. A GNR nunca está no local certo e há hora certa para bem do património e das pessoas deste país multado por tudo e por nada.

Uma pergunta a finalizar: onde estava a GNR quando se deu o assalto à Câmara Municipal de Penafiel?

eXTReMe Tracker