PENAFIEL NA "PRAÇA DA ALEGRIA
Um atentado à cultura de Penafiel
Mais uma vez Penafiel ficou aquém do que seria normal, correcto e bonito. Mais uma vez Penafiel ficou mal no retrato. Eu diria mesmo que foi um atentado à cultura de Penafiel. Já o tinha sido com a participação da freguesia de Oldrões. Já são horinhas de estarem mais atentos.
Mas quem é que devia estar mais atento? Eu penso que todos. Desde os senhores vereadores da cultura e do turismo da Câmara Municipal, até ao Sr. presidente da Junta de Freguesia, neste caso de Cabeça Santa.
O programa “Praça da Alegria” de 21 de Fevereiro recebeu uma numerosa família daquela freguesia, sendo a mais idosa uma avó, com uma boa porção de netos, que lhe valeu uma boa porção de dinheiro.
Na hora da distribuição dos presentes, lembranças e recordações, o que é que apareceu a representar a nossa terra? Entre bolos e outras doçuras, a “delegação” de Cabeça Santa presenteou o dito programa com: Um livro de pintura de Balbina Mendes, um livro de escultura de Manuel Patinha, e dois livros de poesia, dos últimos vencedores do Prémio Daniel Faria. Espectacular! Foi de facto Penafiel no seu melhor. Nós, penafidelenses, não podíamos estar melhor representados. Assim, sim. Estes é que são os nossos melhores embaixadores.
Eu penso que há aqui muita falta de atenção. Há aqui muita ligeireza. Há aqui um “qualquer coisa serve” confrangedor. Isto não deve continuar. Andam penafidelenses a divulgar a arte e os artistas que são tanto de Penafiel, como o poeta Daniel Faria.
E então, não haverá “coisas” melhores e verdadeiras, para levar à Sónia Araújo e Jorge Gabriel? Há com certeza. Não é preciso procurar muito. È só pensar um pouco e não fazer as coisas em cima do joelho, que é o que se está a fazer. Felizmente o que não falta em Penafiel é arte e artistas para nos representarem. O que não falta em Penafiel é “material” para divulgar o concelho. Se for preciso eu faço uma lista de “coisas” bonitas com cheirinho a Penafiel.
Mais uma vez foi prestado um mau serviço ao concelho de Penafiel. Mais uma vez foi passado um atestado de menoridade às pessoas que fizeram e fazem arte em Penafiel.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home