26 julho, 2007

FALAR PENAFIDELENSE

ESPÓLIO VALIOSO IGNORADO

Depois de vários telefonemas, depois de várias conversas, recebi há dias uma carta de uma senhora de Barcelos que é do seguinte teor:

“Disponibiliza-se ao povo de Penafiel, acesso à posse de documentos antigos referentes a famílias da zona, bem como documentos literários dos poetas penafidelenses que constam de cartas, poemas, inéditos, livros e fotos de Joaquim de Araújo, Pe Luís de Mesquita e outros.
Além de manuscritos e quadros de figuras históricas ligadas à zona, retratos e fotos do século XIX e XX, há colecções raras e únicas, entre elas, gravuras de todos os apeadeiros e estações do Caminho de Ferro do Douro e Minho, uma colecção de camafeus, 40 anos de História do teatro em Portugal desde 1937 a 1977, em fotos postal autografadas pelos próprios actores, bem como outros bens e recordações pertencentes à família Sousa Guimarães que fundou e promoveu toda a região do Vale do Sousa.”

Tanto quanto a senhora me disse pelo telefone o Museu Municipal de Penafiel e a Biblioteca de Penafiel não quiseram adquirir este espólio. Só aceitavam se fosse de graça.

Eu não sei se a Câmara Municipal de Penafiel tem conhecimento deste assunto. Eu acho que sim, porque não estou a ver a Biblioteca e o Museu a agirem sem conhecimento da edilidade. O que eu acho é que o município deveria adquirir (mesmo pagando) este espólio que me parece ser bastante valioso, pois tem muita história de Penafiel.

Nem tudo pode ser de borla, valha-me deus.

Fosse eu pelo menos presidente da Junta de Freguesia de Penafiel e tivesse conhecimento disto e alguma disponibilidade financeira, a ver se não adquiria para Penafiel aquela documentação toda para engrandecer ainda mais o nosso futuro Museu Municipal.

São estas coisas que fazem a diferença.

eXTReMe Tracker