14 agosto, 2007

FALAR PENAFIDELENSE

AS 7 MARAVILHAS DE PENAFIEL

Numa iniciativa do Rotary e Rotaract Club de Penafiel, o nosso concelho vai conhecer as suas 7 maravilhas, numa eleição levada a afeito na e durante a Feira da Agrival.

Todas as Juntas de Freguesia apresentaram as suas candidaturas. Todas as freguesias estão representadas através dos seus mais belos locais, dos seus mais belos postais. Galegos e Oldrões apresentaram candidatura comum: O castro do Monte Mózinho. São portanto 37 os concorrentes às 7 maravilhas de Penafiel.

Sim senhor. Se estou mais ou menos de acordo com as maravilhas apresentadas pelas 37 freguesias, o mesmo já não acontece com a candidatura da freguesia de Penafiel. Mais gostaria de saber quais os critérios seguidos pela Junta de Freguesia de Penafiel para apostar na Quinta da Aveleda como sua representante.

Eu sei que o conceito de beleza pode diferir de cidadão para cidadão. Eu sei que nesta matéria há muita subjectividade. Claro que há goste disto aqui e não aprecie aquilo lá mais adiante. Mas a nomeação da Quinta da Aveleda para representar a minha freguesia é de bradar aos céus. É mesmo de caixão à cova. Onde pode chegar o ridículo da situação.

É caso para perguntar se as pessoas envolvidas nesta escolha, na selecção da Quinta da Aveleda pela minha freguesia, sabem qual o sentido da palavra “penafidelidade”? Se têm a noção do que é Sentir Penafiel de verdade? Não sabem e não sentem.

Eu não vou dizer qual é para mim, a maravilha da freguesia de Penafiel. A minha freguesia tem tantas que me é difícil seleccionar uma só. Não estou a pensar propriamente nos “lindos” e largos passeios graníticos da avenida principal. Também não me merece nenhum reparo o monumental “monumento” que veio substituir a antiga Praça do Mercado. Muito menos o cada vez mais “airoso” espaço que substituiu o malogrado Cine-Teatro S. Martinho.

Eu só vou dizer que não me parece correcto levar a Quinta da Aveleda a concurso para maravilha de Penafiel. A Quinta da Aveleda tem de facto pormenores lindíssimos no seu interior. Mas trata-se de um espaço privado, pouco acessível ao comum dos penafidelenses, por isso não está no coração dos cidadãos desta freguesia, como está por exemplo: o Sameiro, a Praça da República, o Jardim do Calvário a Praça Municipal, o espaço envolvente à Igreja da Matriz, a Rua do Carmo, a zona da Capelinha no final da rua Faião Soares, etc, etc..
Se a escolha pertenceu de facto à Junta de Freguesia de Penafiel (e os jornais dizem que sim) esta, mais uma vez não esteve à altura do que dela se esperava. Cometeu um erro do tamanho desta iniciativa, isto é, quanto maior for o seu sucesso, maior é o disparate cometido ao propor a Quinta da Aveleda.

Uma coisa parece certa, a Junta de Freguesia de Penafiel, não tem a mínima noção do que é belo na sua terra. Esta nomeação, esta candidatura, mais parece uma encomenda de publicidade àquela empresa vinícola, de que afinal todos, ao fim e ao cabo, até gostamos... da sua pinga.

Na minha perspectiva, esta eleição está ferida na sua credibilidade, tamanho foi o erro de selecção cometido, no que diz respeito à representante da freguesia de Penafiel.

È por estas e por outras, que é preciso substituir este executivo da Junta de Freguesia de Penafiel, nas próximas eleições de 2009.
É por estas e por outras que: se há pessoas que se incomodam com aquilo que eu escrevo, eu incomodo-me muito mais com aquilo que as pessoas fazem.

Essa é que é (B) eça.

eXTReMe Tracker