08 janeiro, 2008

ELVIS PRESLEY - cantor rock e actor de cinema (08/01/1935)


Na madrugada de 16 de Agosto de 1977, descansa no quarto antes de partir para o Maine, para mais um concerto. É encontrado morto ao fim da manhã, o homem com mais sósias de toda a história, o generoso excêntrico que derreteu a fortuna em presentes tresloucados, o verdadeiro rebelde com causas, que quis ser James Dean. De todos os epítetos, só um foi inultrapassável: o rei do Rock`n`roll. Estamos a falar de Elvis Presley.

Cresceu num ambiente sulista, com música de excelente qualidade, entre blues dos negros solitários que habitavam os diversos bairros pobres, por onde a família foi morando e as entoações gospel do Coro da Assembleia de Deus, onde aprende a falar com os céus.
Começa a cantar e tocar em clubes e festas. No Verão de 1954, grava o seu primeiro single para a Sun com o tema “Thats All Rigth” e passa pelo Grand Olé Opry, palco de consagração da música country. Por esta altura já os jovens de todo o país ouviram falar dele.
Em matéria de cinema, os seus primeiros filmes são esmagadores êxitos de bilheteira. Filmes que por volta de 1960, vão diminuindo de qualidade e descobre que Hollywood não serve os sonhos de ninguém. Em Maio de 1967, casa com Priscilla Ann.

Para Elvis, a década de 60 não estava a ser fácil. Além das frustrações com o cinema, enfrenta o desafio da “invasão britânica”, vendo os corações das raparigas tomados de assalto por uns franzinos que dão por nome de Beatles.

Em Novembro de 1968, o jornal “Newsweek” escreve: “Há diversos factos inacreditáveis sobre o Elvis, mas o mais incrível de todos é a sua longa permanência no topo num mundo onde carreiras meteóricas se desfazem no ar como estrelas cadentes”.

A atestar a sua estatura há a assinalar factos como por exemplo: o encontro com Richard Nixon em 1970, ou o concerto histórico no Madison Square Garden, em Nova Iorque, em Junho de 1972, em que chama ao palco nomes como: John Lenon, Bob Dylon e David Bowie.

A partir de 1973, vicia-se em droga e “comida de plástico”. O seu último concerto realizou-se em 26 de Junho de 1977, em Indianápolis.
Dos seus maiores sucessos, são de destacar os conhecidíssimos temas: “Love Me Tender” e Its Now or Never”.

Falamos de Elvis Presley, que nasceu a 8 de Janeiro de 1935. Ano em que em Portugal, foi reeleito Óscar Carmona (14/02), morreu Fernando Pessoa (30/11) e foi organizada a Emissora Nacional de Radiodifusão.

eXTReMe Tracker