13 maio, 2008

O DESPORTO EM PORTUGAL

O passado fim de semana em matéria de desporto, teve coisas boas e coisas más. Vamos primeiro às boas. Foi bom a Vanessa Fernandes ter conquistado mais uma vez o título de Triatlo Europeu. Por isso parabéns à “lampiona”, que não sabe andar de sapatos de salto alto. Cada uma é pró que nasce e ela nasceu para vencer e não para andar mal calçada.

Uma coisa má tem a ver com a medalha de ouro que a filha do Venceslau Fernandes recebeu. Então a prova que se realizou na capital portuguesa, tinha inscrito na medalha a palavra Lisbon e não Lisboa. Porque? Parolices do costume.

Outra coisa má veio no domingo à tarde. Estive a ouvir a Antena 1 para saber quem sobe e quem não sobe da segunda liga e levei uma tarde inteira com os excertos de uma entrevista que passaria à noite, de um jogador “lampiom” a quem seis milhões de adeptos chamam de maestro.

O Benfica é de facto um clube muito simpático. Homenagearam um futebolista que passou a maior parte da sua vida de jogador da bola fora da Luz. O “maestro” Rui Costa que ama, que chora pelo Benfica, mandou às urtigas o seu clube e foi ganhar mais graveto longe dos encarnados. O “maestro” foi ganhar títulos com a camisola dos outros. E quando o “maestro” estava a atingir o fim do prazo de validade veio para o “seu” Benfica.

Mais, a Câmara de Lisboa, liderada pelo lampiom António Costa, deu-lhe uma medalha de ouro da cidade. Merecida. Muito merecida. Rui Costa trabalhou que se fartou em Lisboa. Foi de facto uma festão no grande salão de festas benfiquista. Foi pena os águias terem ficado no “quarto” ao lado.

No Porto, o presidente da Câmara Rui Rio, marimbou-se para o “andrade” Vítor Baía. Não lhe deu nenhuma medalha de ouro da cidade, quando este dependurou as botas. E estamos a falar do futebolista com mais títulos do mundo. Do mundo sabiam? Claro que não sabiam. Rui Rio esteve bem. Sabe separar as águas.

À noite a RTP1 abriu o seu telejornal sabem com que assunto? Exacto. Foi com a grande penalidade de Cristiano Ronaldo, o “melhor do mundo”. Para o canal público, o título do Manchester United foi muito mais importante que, por exemplo, o título da Liga de Honra do Trofense que subiu para a Liga Sagres. Eis aqui a RTP no seu melhor. Novamente as parolices do costume.

Vou terminar com uma coisa nem boa nem má. Vou terminar com uma m… Aconteceu na segunda à noite em todas as televisões. Antigamente dizia-se: “silêncio que se vai cantar o fado”. Agora já não é assim. Agora é “silêncio que vai falar o Scolari”. E toda a gente se calou para ouvir o treinador da selecção de todos vós. Para ouvir o treinador ganhador. O treinador que conseguiu unir todo o mundo português em torno de uma bandeira de Portugal fabricada na China. Outra vez as parolices do costume.

Agora é que vou terminar mesmo. Esta é mais uma coisa boa. Scolari que tem muita capacidade de pôr em movimento multidões, conseguiu desta vez movimentar uma multidão para empurrar até à Suiça, o autocarro da selecção de todos vós. Espectáculo!

Uma palavra final para perguntar ao Sr. presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr. Alberto Santos onde vai desencantar um novo embaixador da nossa terra. Uma vez que o FCP de cá, está cada vez mais pra lá.

Ainda não termino sem deixar aqui uma pergunta tão simples como esta: Em relação ao "Apito Final", o que o FC do Porto e o Boavista fizeram que o Sporting e o Benfica não tenham feito?

Pronto, quem quiser reagir a este texto, pode fazê-lo através de email. Pode enviar para: jornal3demarco@iol.pt
Até já.

eXTReMe Tracker