22 setembro, 2008

A ASSEMBLEIA MUNICIPAL


OS NOSSOS SENIORES

O que me levou a assistir à sessão da assembleia municipal de Penafiel, de 19 de Setembro, foi a eventual discussão de dois assuntos: a excursão a Fátima no dia dos avós e a questão das facturas da água, da empresa municipal “Penafiel Verde”.

Até podia haver questões muito mais importantes e constantes da ordem de trabalhos, mas a mim o que me interessava era de facto a água e o vinho. Sim porque se a questão das facturas da “Penafiel Verde” tem a ver com água, o repasto no Pombal meteu vinho com certeza.

O Dr. Sousa Pinto abordou a questão das quatro facturas que a empresa municipal enviou aos consumidores em pouco mais de dois meses.
Mais valia estar calado. Parece que ninguém o ouviu, concretamente o Sr. Presidente da Administração, Dr. Mário Magalhães. Deste assunto, eu vou falar em texto isolado mais tarde.
Por agora, o que apetece é falar dos idosos de Penafiel e da forma “carinhosa” que o executivo camarário e as juntas de freguesia do nosso concelho os tratam.

É um espectáculo! De há uns tempos a esta parte, só se pensa em velhinhos. Andam com eles ao colo. Levam-nos a todo o lado. Os políticos até arranjaram uma forma simpática de chamar os nossos velhos, os nossos idosos. Agora são os nossos seniores. Sempre é mais bonito, mais poético e menos discriminatório.

A propósito da excursão a Fátima, com passagem pelo Pombal, houve um deputado da coligação de direita que na dita sessão municipal, disse mais ou menos isto: “era ver o ar de satisfação dos avós”. Pudera Dr. Pedro Norberto, andar de cu tremido, comer e beber de borla, quem é que não vai “Sentir Penafiel” de taxa arreganhada?

O que os nossos avós parecem não "Sentir", é que andam a ser usados e manipulados com objectivos puramente eleitorais.

Por outro lado, é tanta cegueira por parte dos nossos idosos, pelo festório, pelo landum, pelos “comes e bebes”, com bonés a condizer, claro, que não se apercebem que andam a ser tratados como uns coitadinhos, uns pobrezinhos, uns atrasadinhos mentais. Será que as pessoas com mais de 60 anos já não são autónomos? Já não são capazes de pensar por suas cabeças? Não são capazes de ir onde quer que seja sem estarem à espera dos “favores” dos políticos?
Devo dizer que muitos dos que foram a Fátima à missa e comer no Pombal, porque os conheço, são mais viajados que muitos caixeiros viajantes e detentores de condições económicas bastante acima da média. Gostam é de andar à borla e à custa do parolo. É bem à portuguesa, com certeza.



eXTReMe Tracker