08 setembro, 2008

TOPONÍMIA PENAFIDELENSE


OS ERROS DAS PLACAS

Faz exactamente hoje um ano (08/09/07) que esta (a da foto) e outras placas toponímicas foram descerradas em homenagem a dois penafidelenses ilustres: O Dr. Francisco Brandão e o Dr. José da Paz.
Faz também um ano que a Câmara Municipal, a Comissão Toponímica e a Junta de Freguesia de Penafiel foram alertadas por mim, para a má composição e erros ortográficos das mesmas placas.
Eu até fiz uma composição e mostrei neste blogue, de como as placas ficariam bem, na minha perspectiva, na minha maneira de ver as coisas.
Ninguém quis saber. Todos fizeram de conta que quem falou foi um burro qualquer. E como vozes de burro não chegam ao céu, ficou tudo dito.
Se a Câmara Municipal, a dita comissão que trabalha com estas coisas, e a Junta de Freguesia entendem que as placas estão muito bem assim, eu fico preocupado com a situação. Eu como sou penafidelense, não gosto que digam como já disseram muitas vezes, que em Penafiel nem escrever correcto sabem.

Poderão insinuar que afinal há outras placas (ruas Faião Soares, Barão do Calvário, D. João V e Alves Magalhães), que também estão na mesma situação e que eu não falei delas porque vieram do tempo de outros executivos. É mentira. Devo dizer que só dei por elas, bastante depois da inauguração das ruas referentes aos dois médicos penafidelenses.

É caso para perguntar: terá Penafiel alguma Comissão Toponímica, alguma Junta de Freguesia? Claro que não tem. Porque se tivesse, a toponímia penafidelense não acumulava tantos e tão graves erros.
Podem dizer que esta matéria é de importância residual, que o karaoque, as artes do palco são matérias muito mais substantivas.

Às tantas é verdade...

eXTReMe Tracker