18 janeiro, 2008

Nomes que a morte não apagou - PAUL CÉZANNE 19/01/1839


Faz amanhã 169 anos que Paul Cézanne nasceu. Foi a 19 de Janeiro de 1839, em Aix-en-Provence, no sul de França, que nasceu o “pai” da arte moderna.
A lista das suas obras mostra a sua transição dos tons escuros iniciais, passando pela luz intensa e pelos temas ao ar livre dos impressionistas, até à aposta nas formas volumétricas e nos tratamentos experimentais da cor.

Na escola ganha prémios pela qualidade dos seus desenhos, mas ainda não sabe que vai ser artista. Em 1861 consegue ir estudar em Paris e é aí que conhece o escritor Émile Zola e os pintores impressionistas Camille Pisssarro, Auguste Renoir e Claude Monet. Em longas tardes no Louvre copia obras de Delacroix.
A partir de 1872, os temas escolhidos ao ar livre são depois os seus preferidos. Explora as técnicas de pinceladas rápidas para criar efeitos de luz e sombra nos campos, casas rurais, caminhos é árvores.
Entre 1875 e 1894 vive em Aix-en-Provence. A evolução da sua arte a partir dos últimos anos da década de 1880, revela toda a sua energia que consegue arrancar de uma vida solitária.
Para além do reconhecimento de alguns poucos, coleccionadores e de outros artistas, como também os pós impressionistas Van Gogh e Paul Gauguin, os trabalhos de Cézanne passam despercebidos até 1895. Só depois de conhecer um comerciante de arte, que vê na sua obra um forte potencial para lhe render bons lucros, é que a sua obra começa a ser valorizada sendo vendida a preços elevadíssimos para a época.
Nos últimos anos, quando pinta a sua obra mais famosa, “As Grandes Banhistas”, Cézanne já é uma personagem lendária. Recebe jovens estudantes de arte que vão observá-lo em pleno trabalho e colher dele conselhos sábios.
Depois de ter enviado diversas obras para exposições individuais em Paris, Berlim e Londres, participa no Salão de Outono de 1906. Pouco depois, está a pintar ao ar livre, quando é surpreendido por uma tempestade, que o deixa encharcado até aos ossos.
Paul Cézanne morre de pneumonia no dia 22 de Outubro de 1906.

Ano em que é tornado público a lei do descanso semanal ao Domingo. Ano em que nasceram: Humberto Delgado, o “general sem medo”, assassinado pela Pide, e o penafidelense António Ferreira Gomes, que foi bispo do Port. Ano em que morreu Henrik Ibsen, o mais importante vulto do teatro moderno.

eXTReMe Tracker