23 janeiro, 2008

NOMES QUE A MORTE NÃO APAGOU - Edouard Manet - 23/01/1832


Edouard Manet faz parte de um grupo de pintores impressionistas, ao lado de Renoir, Monet, Sisley e Cézanne, entre outros, que preenchem de todo o meu imaginário dedicado às artes. Fiquei sempre do lado deste tipo de pintura, na medida que ela sendo figurativa, trazia sempre muito de invenção e criatividade projectadas por uma paleta de cores, quase diria, conflituosas.

Nascido em Paris, em 23/01/1832, Edouard Manet obteve a sua formação, principalmente, através das numerosas cópias que executou em museus e nas viagens de estudo que efectuou à Holanda, Alemanha, Áustria e Itália.
Aos dez anos ingressa no Colégio Rollin, onde encontra Antonin Prost.
Em 1848, foge da Pintura e do Direito (o sonho de seu pai), para ingressar na Marinha, mas reprova nesta sua candidatura. Regressa à pintura e pinta o seu primeiro quadro em 1858, para três anos mais tarde, ganhar uma menção honrosa numa exposição com um trabalho intitulado “O Tocador de Guitarra Espanhol”.
Em 1863, Manet pinta aquela que será a sua grande obra, Le Déjeneur sur l`Herbe, que retrata uma modelo nua na presença de dois homens. Este quadro provocou e ofendeu os críticos da época, que a acusavam de pornografia e imoral. O Salon, uma das mais influentes galerias de Paris, naquela época, recusou-se exibir a obra.
Muitos dos jovens impressionistas daquela época seguiram a liderança de Manet e abandonaram os tradicionais estilos artísticos até então adoptados.
Esta tendência serviu, em alguns casos, como inspiração para a arte moderna.
Manet fez escola e em seu torno reúnem-se outros jovens pintores: Pissarro, Renoir, Sisley, Cézanne.
Em 1881, é-lhe atribuída a Legião de Honra, mas o pintor está gravemente doente. Vítima de gangrena numa perna que lhe foi amputada, Manet morre a 30 de Abril de 1883.

Ano em que a Câmara Municipal de Penafiel teve dois presidentes: António Justino da Silva e Manuel Pedro Guedes. Ano em que nasceu o poeta penafidelense José Júlio (01/09) e morreram o intelectual também penafidelense Simão Rodrigues Ferreira (19/08) e o pensador António Sérgio (03/09).

1 Comments:

At 6:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O pensador António Sérgio não pode ter morrido no ano de 1883, porque era vivo no Séc. XX.

 

Enviar um comentário

<< Home

eXTReMe Tracker