01 fevereiro, 2008

NOMES QUE A MORTE NÃO APAGOU - John Ford - 01/02/1894


A primeira lembrança quando este nome vem à baila, é filmes de cowboys. Muitos westerns passaram pelo abatido Cine-Teatro S. Martinho de Penafiel, realizados por este grande realizador, interpretados pelo seu actor preferido: John Wayne.
Lembro-me perfeitamente de filmes de John Ford que fizeram a delícia dos putos do meu tempo, embora nós só tivéssemos olhos para os intérpretes, como era o caso do dito John Wayne, James Stewart ou Henri Fonda. Penso que o seu filme mais importante foi as “Vinhas da Ira”, baseado no livro de Steinbeck.

Filho de irlandeses, John Martin Feeney nasceu a 1 de Fevereiro de 1894, em Cape Elizabeth, no Maine, nos Estados Unidos.
A Irlanda, dizia-se, ficava a uma paróquia de distância da América e a fama do realizador havia de atrair muitos estudiosos e turistas à sua terra: Spidal. A história da terra dos seus pais teve sempre uma permanente influência na sua obra.
Sempre gostou de fazer longas viagens sem a sua mulher, oscilando entre o prazer da vagabundagem e a necessidade de um lugar seguro para voltar.
Apesar de toda a gente saber a verdadeira importância que dava aos seus filmes, gostava de se fingir indiferente: Nos meus primeiros oscares não apareci na cerimónia para os receber. Uma vez tinha ido à pesca, outra era tempo de guerra e na outra apanhei uma bebedeira.
Somou ao todo seis oscares, os conquistados com os filmes: “As Vinhas da Ira” (1940), “O Vale era verde” (1941), “A Paixão dos Fortes”, “O Homem Tranquilo” e dois comentários sobre a Segunda Guerra Mundial.
Para o fim, além dos óculos escuros de aros redondos, usou uma pala num olho, por ter arrancado antes do tempo um penso de uma operação às cataratas.
Em 1972, John Ford e sua esposa mudam de residência. Vão para uma casa em Palm Desert, notando-se já no seu rosto magro o cancro no estômago de que sofria, já há algum tempo.
O realizador das cowboyadas morreu a 31 de Agosto de 1973.

Ano em que era presidente da Câmara Municipal de Penafiel, o Dr. Manuel Alves Moreira, em que assassinaram Amílcar Cabral (20/01), que morreu Pablo Picasso (08/04) e foi formado o Partido Socialista Português (19/04).

eXTReMe Tracker