17 março, 2008

NOMES QUE A MORTE NÃO APAGOU - Nat King Cole - 17/03/1919


A primeira vez que tomei contacto com a música de Nat King Cole, foi na década de sessenta, teria eu uns treze ou quatorze anos. Uma canção em língua portuguesa “Andorinha Preta”era muito difundida pelas estações de rádio da altura: Emissora Nacional, RR, RCP, Emissores do Norte Reunidos do Porto e Rádio Graça de Lisboa.


Nat King Cole, nome artístico de Nathaniel Adams Coles, nasceu em Montegomery, nos Estados Unidos em 17 de Março de 1919, faz hoje 89 anos.
O seu pai Don Edward Cole era açougueiro e diácono da igreja Batista. A sua família mudou-se para Chicago quando Nat ainda era uma criança. Lá, o seu pai converteu-se em pastor da igreja e sua mãe, Perlina Adams, encarregada de tocar o órgão da igreja, foi a única professora de piano que Nat teve em toda sua vida. Ali aprendeu jazz e música Gospel,
Desde cedo sofreu por causa do preconceito aos negros, chegando a apresentar-se para plateias brancas e negras separadamente.
Apresentou um programa na TV americana, com grande audiência, mas que acabou sendo extinto, pois os patrocinadores não queriam os seus produtos associados a um homem negro. Suas músicas românticas tinham um toque especial junto a sua voz associada ao piano, tornando-o assim, um artista de grande sucesso.
Sua voz marcante imortalizou várias canções como: Mona Lisa, Stardust, Unforgettable, Nature Boy, Christmas Song, "Quizás, Quizás, Quizás", entre outras, algumas das quais em língua espanhola e portuguesa. É pai da cantora Natalie Cole.
Por ter um hábito defumar diariamente três maços de cigarros, o cantor morreu vítima de cancro em Santa Mómica a 15 de Fevereiro de 1965.

Ano em que era presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Cipriano Alfredo Fontes (02/03/1962) a 19/03/1970). Ano do assassinato de Humberto Delgado pela PIDE (13/02); da reeleição para a presidência da República de Américo Tomás (25/07). Em Novembro deste mesmo ano, o Conselho de Segurança Europeu, considerou a situação colonial portuguesa, uma ameaça à paz mundial.

eXTReMe Tracker