09 abril, 2008

NOMES QUE A MORTE NÃO APAGOU - Marlon Brando - 03/04/1924


Falar de Marlon Brando é falar de “Cinco Anos Depois”, de “Há Lodo no Cais” e “Um Eléctrico Chamado Desejo”. Estes são na minha opinião três filmes que marcaram a carreira do actor que também interpretou “O Padrinho” em 1972, que me passou ao lado, assim como “O Último Tango em Paris” em 1973, o tal filme que chocou muito boa gente.

Marlon Brando nasceu em Omaha, Nebrasca, nos Estados Unidos, a 3 de Abril de 1924. Faria hoje 84 anos.
Era conhecido, quando pequeno, como Bud. Era muito popular na escola com as suas mímicas e o seu ar gorducho e bem humorado.
Teve problemas de comportamento na escola. Chumbou nos exames a ponto de concluir que o melhor era ir tentar a vida noutro lado.
Na primavera de 1943, em pleno envolvimento americano na segunda guerra mundial, chegou a Nova Iorque, que o chocou pelo excesso de barulho.
Marlon Brando estriou-se na peça de teatro I Remember Mama, em 1944.
Em 1951, Elia Kazan, decidiu-se por Marlon Brando para protagonista de “Um Eléctrico Chamado Desejo”. Seguiu-se “Viva Zapata” em 1952, “Júlio César” em 1953. Em 1954 interpretou “Há Lodo no Cais”, filme pelo qual recebeu das mãos da diva Bette Davis, o Óscar de melhor actor. Em 1957 teve uma outra nomeação por “Sayonara”, e da vez seguinte voltou a ganhar, mas recusou, como protesto em favor dos índios na América.
Em 1989, conseguiu mais uma estatueta, como o melhor actor secundário pelo filme “Assassino sob Custódia”.
Marlon Brando envolveu-se nas lutas pelos direito das minorias americanas, assumindo uma imagem de marca de natureza mais visível. Os seus hábitos alimentares assumem contornos de lenda: desde os anos 50 que devorava carne, gelados, comida chinesa e manteiga de amendoim em quantidades fenomenais.
Antes de determinados papéis decidia-se por dietas radicais. Por vezes desistia e desatava a comer salsichas, bifes e tartes de toda a espécie. O seu peso iria culminar nos 140 quilos.
Na década de 90, entre longos períodos de retiro, em que fazia meditação e continuava a intervir em causas cívicas, aceitava curtos papéis por dinheiro. Pelos efeitos de uma fibrose pulmonar, Marlon Brando morreu em Los Ângeles a 1 de Julho de 2004.

Ano que em no nosso país se disputava o Europeu de Futebol, em que Portugal foi Scolarmente humilhada na final por uma selecção de segundo plano, chamada Grécia.

eXTReMe Tracker