NOMES QUE A MORTE NÃO APAGOU - Vincent Van Gogh - 30/03/1853
Foi no Ciclo Preparatório à noite, que tive conhecimento da existência do pintor holandês Vincent Van Gogh. Foram os amarelos dos “Girassóis”. Foram os traços grossos e empastados na figura da figura de “Dr. Gachet” e principalmente a “Paisagem de Colheita”, para mim o mais belo quadro da pintura mundial de todos os tempos. Nunca mais tive olhos para outra corrente pictórica, que não esta, a impressionista, se bem que Van Gogh, se situe já na sua fase final, mais concretamente no pós impressionismo.
Vincent Van Gogh, nasceu a 30 de Março de 1853, em Groot Zundert na Holanda, filho do pastor Theodorus e Anna Cornélia.
Aos 15 anos abandonou a escola. Aos 16 foi trabalhar no comércio de arte em Haia.
Van Gogh tem vinte anos, quando a empresa o enviou para Londres, onde se apaixonou por uma intensa atmosfera criativa e também pela filha da dona da casa onde vivia.
É já numa fase muito adiantada da sua vida que conheceu Paul Gauguin em Arles, sul de França. Começou a ter problemas com a sua saúde. Em Arles, pintou cerca de 200 quadros, entre os quais o célebre “Giarssóis”. No ano seguinte foi internado no asilo de Saint-Rémi.
A melancolia e a demência marcaram a atmosfera do lugar. Mas foi também aqui que encontrou algum equilíbrio voltando a trabalhar. Nesta altura pintou o excelente quadro “ Noite Estrelada”. Era constantemente visitado por seu irmão Theo que lhe vai enviando tintas e dinheiro para as suas maiores necessidades.
Na sequência de muitas discussões com Gauguin, a 23 de Dezembro de 1888, Vincent, teve um dos seus maiores ataques cortando a orelha esquerda com uma faca.
Em Maio de 1890, vivia perto de Paris, e adquirindo uma nova estabilidade emocional, que durou apenas um mês.
No dia 27 de Julho saiu com os seus materiais, e num descampado onde deveria sentar-se para trabalhar, puxou da pistola e deu um tiro no peito.
Conseguiu arrastar-se até casa. Foi chamado o médico. Dada a fragilidade do seu corpo, optou-se por não se tentar extrair a bala.
Vincent Van Gogh morreu com apenas 37 anos, no dia 29 de Julho de 1890.
Ano em que era presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Joaquim Pereira de Sottomaior e Menezes (02/01/1890 – 08/11/1900). Ano da morte de Camilo Castelo Branco, em Junho. Ano da indignação de Portugal contra o Ultimato da Inglaterra.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home