28 setembro, 2008

BRIGITE BARDOT E OS ANIMAIS


Faz hoje (28/09/2008) 74 anos que nasceu esta grande senhora: Brigite Bardot

Sempre gostei desta mulher. Se no passado eu gostava dela pela sua beleza, pela sua carreira no cinema, hoje continuo a aplaudi-la ainda com maior entusiasmo.
São dela estas duas frases, que dizem muito do que ela foi e é.

"Eu dei a minha beleza e a minha juventude aos homens. Agora dou a minha sabedoria e a minha experiência aos animais."

"Quando se é capaz de lutar por animais, também se é capaz de lutar por crianças ou idosos. Não há bons ou maus combates, existe somente o horror ao sofrimento aplicado aos mais fracos, que não se podem defender."

Foi muito bonito Deus ter criado esta mulher!

PENAFIEL VERDE


PAGAS E NÃO BUFAS

Um dia destes, o nosso amigo Beça armou-se em carapau de corrida e foi devolver uma factura da água à empresa “Penafiel Verde”. Ele teve mesmo a distinta lata de entregar a dita cuja, pessoalmente, em mão, ao presidente da administração da empresa municipal, Dr. Mário Magalhães. Há que deus que não pagava três facturas em quarenta dias, porque também só tinha um ordenado por mês. Com o Beça é mesmo assim, uma por mês e é um pau. Não há “cabedal” para duas, quanto mais para três.

Mas, quando menos esperava, o Beça deparou na sua caixa de correio, com a tal factura que não tinha pago. A tal que tinha como data limite de pagamento, 22 de Agosto, por acaso, uma data festiva para muito boa gente, na medida em que era dia da final do concurso de karaoke na Agrival.
O Beça que já andava a cantar vitória, que dizia que era o maior, ficou avinagrado comó c…. Ele ficou com o nariz que nem uma p…quando constatou que o Dr. Mário Magalhães lhe devolveu para pagar, a factura que ele tinha devolvido sem pagamento.

Quando se soube disto no café, o Beça levou uma tanga ainda maior que aquela do Durão: “Anda lá, repimpaste os teus bigodes, mas afinal pagas que te f…”. “Andavas armado em xiquesperto a dizer que só tu é que não ias pagar 13 facturas de água este ano, mas o Mário Magalhães passou-te a perna”. “É bem feito para as tuas barbas, vais encostar a barriga ao balcão que te vais f…. É para saberes que estamos numa democracia, não és mais que os outros”. “Tu pensas que és muito fino, mais depois vê-se que só te faltam as asas para seres burro”.

E o Beça lá foi à “Penafiel Verde” ali na rua do grande arqueólogo penafidelense Abílio Miranda, à beira do Pedro e dos Bombeiros, na antiga cadeia, que antigamente tinha árvores cá fora e agora não tem. O que tem é um lindo repuxo com água a subir pra cima e a descer pra baixo. A tal empresa que tem duas portas transparentes à entrada. Uma delas, a interior, até parece que é bruxa. Consegue adivinhar quando uma pessoa quer entrar. Não sei como é, mas a gente chega e ela abre logo. É um mimo esta tecnologia de porta, perdão de ponta.

Lá foi o Beça entrar pela madeira dentro. Lá foi o Beça pagar as vacas ao dono. Lá foi o Beça pagar a factura que teve a distinta lata de devolver pessoalmente ao Sr. presidente da administração da empresa-rodapé-da-câmara-municipal.

Pronto cá estou afinal. Venho pagar o que devo. Quem manda pode. E como nem mando nem posso, só me resta baixar as orelhas. Venho pagar, porque tenho medo que me cortem a água. Faz-me muita falta a auguinha. Não quero regar os morangos com açúcar, muito menos lavar os coisos no tanque de melres.
Mesmo que só tome banho de mês a mês, quero fazê-lo em casa, com água quentinha a escorrer eroticamente pelo corpo abaixo, quando estou a cantar o “Ai destino” do Tony Carreira.
O que se passou foi que da outra vez eu não tinha vontade de pagar e não paguei. Mas agora fiquei com vontade de pagar. E quando se tem vontade de pagar, só temos de nos dirigir (às vezes a correr) aos locais próprios. Depois a gente até fica mais aliviada… do graveto…

E agora falando um pouco mais a brincar.

Só não entendo uma coisa. A factura que me foi devolvida para eu pagar, vinha acompanhada por uma carta assinada por Manuel Augusto Rocha ( que não deve ser doutor, pois rasurou aquelas duas letrinhas apenas: Dr.) atirando as culpas para os CTT.

Então os culpados de eu pagar três facturas em quarenta dias são os CTT? Aqui, que eu saiba ninguém é chinês? E não sou eu com certeza. Eu sou um portuguesista, portista, e penafidelista de não sei quantos costados. O que me parece é que a “Penafiel Verde”não percebeu que, o que eu contestei foi o facto de ter de pagar TRÊS FACTURAS EM POUCO MAIS DE UM MÊS. A escassa margem de manobra, para liquidar a factura, não foi o mais importante, nesta história. Vou repetir: O que eu contestei foi o pagamento de TRÊS FACTURAS EM MENOS DE MÊS E MEIO. Eu, como foi dito atrás, só lá vou com uma por mês. Agora três, nem pensar. Foi por isso que fiquei sem vontade de pagar. E os CTT não são para aqui chamados.

No rescaldo, constata-se mais uma vez a “Penafiel Verde” no seu melhor. Mais uma vez, o seu presidente da administração a administrar muito bem o seu silêncio.

Termino deixando, para que não restem dúvidas, as datas limite de pagamento das ditas facturas: 11 de Julho, 1 de Agosto e 22 de Agosto. Para que se saiba.

Mas pronto. Como foi dito, eu vou pagar o que devo, porque não quero ficar sem água em casa. Os rios de Santiago e de Cavalum ficam um pouco longe para tomar banho como noutros tempos…

Sr. Dr. Mário Magalhães, porque não convoca uma conferência de imprensa, para falar destes e outros problemas inerentes ao bom ou mau funcionamento da empresa que lidera? Nem só de Rampas, BTTs, Ciclismo, Triatlos, Passeios & almoços “Sentir Penafiel”, sente o nosso concelho.
Ai só para o ano? Tá bem, já percebi!...

22 setembro, 2008

A ASSEMBLEIA MUNICIPAL


OS NOSSOS SENIORES

O que me levou a assistir à sessão da assembleia municipal de Penafiel, de 19 de Setembro, foi a eventual discussão de dois assuntos: a excursão a Fátima no dia dos avós e a questão das facturas da água, da empresa municipal “Penafiel Verde”.

Até podia haver questões muito mais importantes e constantes da ordem de trabalhos, mas a mim o que me interessava era de facto a água e o vinho. Sim porque se a questão das facturas da “Penafiel Verde” tem a ver com água, o repasto no Pombal meteu vinho com certeza.

O Dr. Sousa Pinto abordou a questão das quatro facturas que a empresa municipal enviou aos consumidores em pouco mais de dois meses.
Mais valia estar calado. Parece que ninguém o ouviu, concretamente o Sr. Presidente da Administração, Dr. Mário Magalhães. Deste assunto, eu vou falar em texto isolado mais tarde.
Por agora, o que apetece é falar dos idosos de Penafiel e da forma “carinhosa” que o executivo camarário e as juntas de freguesia do nosso concelho os tratam.

É um espectáculo! De há uns tempos a esta parte, só se pensa em velhinhos. Andam com eles ao colo. Levam-nos a todo o lado. Os políticos até arranjaram uma forma simpática de chamar os nossos velhos, os nossos idosos. Agora são os nossos seniores. Sempre é mais bonito, mais poético e menos discriminatório.

A propósito da excursão a Fátima, com passagem pelo Pombal, houve um deputado da coligação de direita que na dita sessão municipal, disse mais ou menos isto: “era ver o ar de satisfação dos avós”. Pudera Dr. Pedro Norberto, andar de cu tremido, comer e beber de borla, quem é que não vai “Sentir Penafiel” de taxa arreganhada?

O que os nossos avós parecem não "Sentir", é que andam a ser usados e manipulados com objectivos puramente eleitorais.

Por outro lado, é tanta cegueira por parte dos nossos idosos, pelo festório, pelo landum, pelos “comes e bebes”, com bonés a condizer, claro, que não se apercebem que andam a ser tratados como uns coitadinhos, uns pobrezinhos, uns atrasadinhos mentais. Será que as pessoas com mais de 60 anos já não são autónomos? Já não são capazes de pensar por suas cabeças? Não são capazes de ir onde quer que seja sem estarem à espera dos “favores” dos políticos?
Devo dizer que muitos dos que foram a Fátima à missa e comer no Pombal, porque os conheço, são mais viajados que muitos caixeiros viajantes e detentores de condições económicas bastante acima da média. Gostam é de andar à borla e à custa do parolo. É bem à portuguesa, com certeza.



14 setembro, 2008

AMERICANICES


HUGO CHAVEZ E CUBA

Um espectáculo! Eu adorei. Eu gramei.
Na passada sexta-feira, o presidente da Venezuela, Hugo Chavez, puxou dos galões e pimba, lá vai disto contra os americanos: “Váyanse al carajo, ianques de mierda, aqui hay un pueblo digno”.
Se todos batessem o pé aos americanos de esgoto, como faz Chávez, Fidel, Morales e outros, se calhar o mundo estaria melhor, muito melhor.

Há dias um pró americano, veio ter comigo e disse: Viu os Estados Unidos a ganhar a Cuba em futebol?
E eu não lhe disse, que não é só em futebol que os americanos ganham a Cuba. Em mortalidade infantil, os americanos também ganham. O resultado é: 6,7 para os EUA e 5,4 para os cubanos, em por milagem, claro.

"FALSO OLHAR"

O jornal “Verdadeiro Olhar”, perdão, o jornal “Falso Olhar”, veio falar deste blogue nas suas páginas. Não percebi puto daquilo que lá está escrito. Parece aquele gajo que anunciou que há mais uma “bandeira” no município de Penafiel. Foda-se, parecem chineses…

08 setembro, 2008

TOPONÍMIA PENAFIDELENSE


OS ERROS DAS PLACAS

Faz exactamente hoje um ano (08/09/07) que esta (a da foto) e outras placas toponímicas foram descerradas em homenagem a dois penafidelenses ilustres: O Dr. Francisco Brandão e o Dr. José da Paz.
Faz também um ano que a Câmara Municipal, a Comissão Toponímica e a Junta de Freguesia de Penafiel foram alertadas por mim, para a má composição e erros ortográficos das mesmas placas.
Eu até fiz uma composição e mostrei neste blogue, de como as placas ficariam bem, na minha perspectiva, na minha maneira de ver as coisas.
Ninguém quis saber. Todos fizeram de conta que quem falou foi um burro qualquer. E como vozes de burro não chegam ao céu, ficou tudo dito.
Se a Câmara Municipal, a dita comissão que trabalha com estas coisas, e a Junta de Freguesia entendem que as placas estão muito bem assim, eu fico preocupado com a situação. Eu como sou penafidelense, não gosto que digam como já disseram muitas vezes, que em Penafiel nem escrever correcto sabem.

Poderão insinuar que afinal há outras placas (ruas Faião Soares, Barão do Calvário, D. João V e Alves Magalhães), que também estão na mesma situação e que eu não falei delas porque vieram do tempo de outros executivos. É mentira. Devo dizer que só dei por elas, bastante depois da inauguração das ruas referentes aos dois médicos penafidelenses.

É caso para perguntar: terá Penafiel alguma Comissão Toponímica, alguma Junta de Freguesia? Claro que não tem. Porque se tivesse, a toponímia penafidelense não acumulava tantos e tão graves erros.
Podem dizer que esta matéria é de importância residual, que o karaoque, as artes do palco são matérias muito mais substantivas.

Às tantas é verdade...

03 setembro, 2008

PENAFIEL NO SEU MELHOR


Depois da bandeira da União Europeia, de Portugal, de Penafiel e da mobilidade, OUVI DIZER QUE O MUNICÍPIO TEM MAIS UMA “BANDEIRA”.
Não sei se é de rir ou de chorar a “Bandeiras” despregadas”.
Foto antiga de Antony

KARAOKE NA AGRIVAL


"PENAFIEL VERDE" ou madura!

Coro:

Ié, ié, ié, ié
As coisas estão neste pé
Ié, ié, ié, ié,
Pagas e não bufas Zé

Penafiel Verde ou madura
Para ter o papo cheio
Basta enviar três facturas
Em menos de mês e meio.

Coro:

Ié, ié, ié, ié
As coisas estão neste pé
Ié, ié, ié, ié
Paga, paga, paga, Zé

Foram três em mês e meio
E a quarta já não tarda
Dai-me lá o vosso graveto
Qu`eu dou-vos água pela barba

Coro:

Ié, ié, ié, ié
As coisas estão neste pé
Ié, ié, ié, ié
Encosta a barriga Zé

E tu, ou pagas ou rachas
Ó meu amigo pagante
Levas três ou quatro taxas
Prá saberes quem é importante

Coro:

Ié, ié, ié, ié
As coisas estão neste pé
Ié, ié, ié, ié
Pagas e pouco banZé

Penafiel Verde ou madura
Tem um rei e tem um roque
O roque paga a factura
E o rei faz karaoke

Coro:

Ié, ié, ié, ié
As coisas estão neste pé
Ié, ié, ié, ié
Lá vais tu entrar ó Zé

Eu sou o rei desta empresa
Lá vou karaoqueando
Se eu sou a realeza
Logo quero, posso e mando

Coro:

Ié, ié, ié, ié
As coisas estão neste pé
Ié, ié, ié, ié
Arrota, arrota ó Zé


Eu sou o administrante
E levo a vida a cantar
E tu és o Zé pagante
levas a vida a pagar

Coro:

Ié, ié, ié, ié
As coisas estão neste pé
Ié, ié, ié, ié
Assim mesmo é que é
Pum, pum, pum



PS: A bela fotografia aqui publicada é originária do jornal “Imediato”

eXTReMe Tracker